Psicologia

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A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicologia que se caracteriza por ser um modelo de psicoterapia estruturado e direcionado, visando a resolução de problemas através da modificação de pensamentos e, ainda, de comportamentos disfuncionais. A TCC se embasa em dois princípios centrais: nossas cognições têm uma influência de controle sobre nossas emoções e comportamento; além disto, o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamento e nossas emoções. A TCC é uma abordagem terapêutica com a perspectiva de que o desenvolvimento de um estilo saudável de pensamento pode reduzir manifestações de sofrimento, e aumentar o bem-estar e a qualidade de vida.

A Orientação Parental é um processo de acompanhamento psicológico que envolve toda a família, com o objetivo de criar vínculos sólidos e saudáveis. Durante as sessões de orientação parental, o psicólogo elabora direcionamentos para os pais e cuidadores, levando em conta as funções do comportamento infantil e as possíveis respostas às ações da criança. Este processo visa ampliar a comunicação dos cuidadores com a criança, estimular o diálogo, a expressão emocional e resolução saudável de problemas no contexto familiar.
A partir da observação do ambiente familiar, o psicólogo aponta alguns caminhos que podem ser seguidos, pelos cuidadores, para melhorar a forma de lidar com diferentes tipos de situações referentes ao desenvolvimento infantil.

A Avaliação Neuropsicológica é uma intervenção que visa ampliar a qualidade de vida do paciente, através de uma visão fenomenológica e baseada no fenômeno da neuroplasticidade. É um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outras manifestações – tais como fatores emocionais, comportamentais, socioafetivos, familiares, entre outros. De forma semelhante à avaliação psicológica, a neuropsicológica é um processo muito mais amplo que a simples testagem neuropsicológica, sendo um método para investigação do funcionamento cerebral através do estudo comportamental, tendo como objetivos: auxiliar no diagnóstico diferencial; estabelecer a presença ou não de disfunção cognitiva e o nível de funcionamento em relação ao nível ocupacional e localizar alterações que podem ser sutis – fazendo, assim, os encaminhamentos necessárias para o processo de intervenção ou reabilitação.
Inicialmente, a avaliação neuropsicológica era realizada muito em hospitais e clínicas especializadas. Hoje, já se utilizam os conhecimentos da neuropsicologia em outros contextos, como o escolar por exemplo. A Avaliação Neuropsicológica vem sendo uma importante ferramenta para a eficácia de processos multidisciplinares.

A ABA é a sigla usada para referir-se à Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis), que é uma abordagem baseada na ciência da aprendizagem e do comportamento. O principal objetivo é atuar em prol do desenvolvimento do repertório comportamental do indivíduo – desde a infância à idade adulta – por meio de estratégias e técnicas que possibilitem estimular e ampliar as habilidades básicas e complexas do indivíduo, assim como, reduzir os excessos comportamentais que possam causar danos ou interferir diretamente no processo de aprendizagem e na qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.
A Avaliação Neuropsicológica é uma intervenção que visa ampliar a qualidade de vida do paciente, através de uma visão fenomenológica e baseada no fenômeno da neuroplasticidade. É um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outras manifestações – tais como fatores emocionais, comportamentais, socioafetivos, familiares, entre outros. De forma semelhante à avaliação psicológica, a neuropsicológica é um processo muito mais amplo que a simples testagem neuropsicológica, sendo um método para investigação do funcionamento cerebral através do estudo comportamental, tendo como objetivos: auxiliar no diagnóstico diferencial; estabelecer a presença ou não de disfunção cognitiva e o nível de funcionamento em relação ao nível ocupacional e localizar alterações que podem ser sutis – fazendo, assim, os encaminhamentos necessárias para o processo de intervenção ou reabilitação.
A Orientação Parental é um processo de acompanhamento psicológico que envolve toda a família, com o objetivo de criar vínculos sólidos e saudáveis. Durante as sessões de orientação parental, o psicólogo elabora direcionamentos para os pais e cuidadores, levando em conta as funções do comportamento infantil e as possíveis respostas às ações da criança. Este processo visa ampliar a comunicação dos cuidadores com a criança, estimular o diálogo, a expressão emocional e resolução saudável de problemas no contexto familiar.
A partir da observação do ambiente familiar, o psicólogo aponta alguns caminhos que podem ser seguidos, pelos cuidadores, para melhorar a forma de lidar com diferentes tipos de situações referentes ao desenvolvimento infantil.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicologia que se caracteriza por ser um modelo de psicoterapia estruturado e direcionado, visando a resolução de problemas através da modificação de pensamentos e, ainda, de comportamentos disfuncionais. A TCC se embasa em dois princípios centrais: nossas cognições têm uma influência de controle sobre nossas emoções e comportamento; além disto, o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamento e nossas emoções. A TCC é uma abordagem terapêutica com a perspectiva de que o desenvolvimento de um estilo saudável de pensamento pode reduzir manifestações de sofrimento, e aumentar o bem-estar e a qualidade de vida.

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