Psicopedagogia
A Neuropsicopedagogia clínica procura entender como o cérebro humano aprende e como guarda este aprendizado, e também compreender o cérebro como um propulsor do aprendizado, considerando os métodos que poderão interferir na aprendizagem.Adaptando o funcionamento do cérebro para entender melhor como recebe, transforma, seleciona, arquiva,memoriza, processa e elabora as sensações que são captadas pelos diferentes elementos sensoriais, para que a partir desse entendimento, seja possível possa adequar as metodologias e técnicas educacionais para as crianças
Assim, conhecendo a anatomia e fisiologia da aprendizagem, a NeuroPsicopedagogia contribui para a identificação de uma análise biopsicológica e comportamento da criança por meio de estudos de anatomia e no Sistema Nervoso Central. Explicar, modelar e descrever os mecanismos neurais que apoie os atos perceptuais, cognitivos, motores, afetivos e emocionais de aprendizagem.
A Psicopedagogia é preventiva e terapêutica , o psicopedagogo clínico identifica, analisa, planeja e intervém, de acordo com as etapas de diagnóstico e do desenvolvimento cognitivo . A escrita, por exemplo, é um desafio para muitas crianças e devera será trabalhado nas sessões a coordenação, força muscular, habilidades motoras, habilidades de linguagem e organização.
O atendimento Psicopedagógico ocorre de forma gradual no sentido de proporcionar uma experiência de aprendizado efetiva. Isto porque, quando uma nova informação não é bem assimilada, a criança esquece o que aprendeu, fator este que compensa o processo muitas vezes lento, da aprendizagem.
A aprendizagem é centrada em materiais concretos que permitam ser manuseados pela criança. Para tal, podem ser utilizados suportes de ensino como: ábaco; quadros numerados; cartões com quantidade/numeral em relevo; números e letras de plástico; computador; e outros. Os usos de materiais lúdicos, da mesma forma, permitem um desenvolvimento global da criança, através da estimulação de diferentes áreas.